Afrograffiti

Afrograffiti

Afrograffiti em Salvador Mais informações »

Fim de semana de  graffiti em Salvador

Graffiti em Salvador

Fim de semana de Graffiti em salvador Mais informações »

graffiti na sinduscon

Graffiti na sinduscon

Graffiti na sinduscon Pituba. Mais informações »

oficina de graffiti no ifba

Graffiti no IFBA

Oficina de Graffiti no IFBA Mais informações »

Recongraffiti

Recongrafitti

Recongraffiti, Graffiti no recôncavo Bahiano. Mais informações »

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

CAMINHOS DA ARTE NA ÁREA!



CAMINHOS DA ARTE- Circuito de Oficinas e Intervenções de Arte Urbana no Piemonte da Diamantina: Essa foi a Primeira Intervenção do Projeto na cidade de Capim Grosso-Bahia. Amanhã faremos novas Ações utilizando diferentes técnicas como a Colagem(stickers e lambe-lambe), stêncil, instalações e performances!!!! Logo mais "Caminharemos" para a cidade de Jacobina.Aguardem!!!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Projeto leva Arte Urbana para o Piemonte da Diamantina


 O objetivo é a fruição da arte de maneira democrática e inovadora na região 

O final de agosto será movimentado nas cidades de Capim Grosso e Jacobina, na região do Piemonte da Diamantina, com a realização do projeto cultural “Caminhos da Arte.” Serão Oficinas de Graffiti e Intervenções Urbanas proporcionando aos participantes e população local, a fruição da arte de maneira democrática e inovadora. O projeto é idealizado pelos Artistas Visuais Marcos Costa e Tina Melo, nascidos no Recôncavo Baiano e graduados pela Escola de Belas Artes da UFBA, radicados em Salvador há mais de uma década, onde ocupam papel de destaque na cena das Artes Visuais.


Tina Melo, tem trabalhos premiados na Bienal do Recôncavo e nos Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia, e atua também na área de teatro, desenvolvendo projetos de maquiagem e figurino para espetáculos, utilizando-se do corpo em performances de trabalhos artísticos aliados a intervenções urbanas.

Além de graffiteiro, Marcos Costa é ilustrador, arte-educador e cenógrafo. Possui trabalhos premiados nos Festivais Nacionais de Teatro de Varginha (MG/2010), Duque de Caxias (RJ/2010) e Teófilo Otoni, (MG/2012), também foi premiado no Concurso de Graffiti SINDUSCON-BA em Salvador (BA/2012). Atualmente, estuda Design e é Consultor de Edu - comunicação e Graffiti do “Projeto Promovendo os Direitos de Jovens”, desenvolvido pelo Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA-ONU).

A Arte Urbana está por todo o país, dos centros históricos aos subúrbios. Inserida em nosso cotidiano, pode se apresentar de muitas formas, sendo as mais comuns o graffiti, os adesivos, as colagens e os tags (assinaturas). Sendo assim, “Caminhos da Arte” visa difundir as técnicas utilizadas na Street Art como forma de incentivar a auto expressão criativa e a criticidade dos jovens da região. As atividades são voltadas para pessoas com idade entre 13 e 29 anos, e serão realizadas em parceria com dois Pontos de Cultura: a Associação Educativo-Cultural Tarcília Evangelista de Andrade – AECTEA, em Capim Grosso; e a Associação de Ação Social e Preservação das Águas, Fauna e Flora da Chapada Norte - ASPAFF CHAPADA NORTE, em Jacobina.

Serão disponibilizadas 30 vagas para cada oficina nas duas cidades, preenchidas de acordo a com a ordem de recebimento das inscrições. Os interessados deverão enviar e-mail para o endereço eletrônico caminhosdaarte@hotmail.com informando o nome completo, RG, data de nascimento, telefone para contato, cidade e atividade que deseja participar (Oficina de Graffiti ou Oficina de Intervenção Urbana). Aos alunos que tiverem 75% de frequência, será emitido o certificado de participação. Ao final das atividades será realizada uma exposição a céu aberto nas ruas de Capim Grosso e Jacobina com a participação de todos os educandos. O Projeto “Caminhos da Arte” foi contemplado pela 1ª Chamada do Edital Calendário das Artes 2012, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado (SECULT/BA) e é uma realização de Spray Cabuloso®.

PROGRAMAÇÃO
CAMINHOS DA ARTE - Oficinas de Graffiti e Intervenções Urbanas

CAPIM GROSSO
Dias: 25, 26 e 27 de agosto de 2012
Local: Associação Educativo-Cultural Tarcília Evangelista de Andrade (AECTEA).
Endereço: Rua Nova Morada, 120, Bairro Novo Horizonte, Capim Grosso.
Horários: 09 às 12 horas.

JACOBINA
Dias: 28, 29 e 30 de agosto de 2012
Local: Cineclube Payayá, unidade da ASPAFF CHAPADA NORTE.
Endereço: Alto da Missão, Anexo ao Espaço Cultural Luís Eduardo Magalhães – ECLEM.
Horários: 09 às 12 horas.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Luciana Pereira
spraycabuloso@gmail.com
loopipereira@hotmail.com



domingo, 12 de agosto de 2012

CONEN homenageia jovens negros de destaque na Bahia


Marcos Costa foi um dos seis jovens homenageados pela Coordenação Nacional de Entidades Negras - CONEN, através da Coordenação Estadual de Juventude do Fórum CONEN-Bahia, que propôs o prêmio JCONEN, em homenagem ao Dia Internacional da Juventude – 12 de Agosto, instituído por resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999.  O prêmio é estendido a jovens negros e negras que se auto declaram negros (as), e que desenvolvem trabalhos que contribuem na transformação da juventude, buscando o empoderamento político, social e cultural da Juventude negra no estado da Bahia e no Brasil.  Esse ano foi a primeira edição do prêmio, que teve como tema JUVENTUDE FAZENDO A DIFERENÇA NOS ESPAÇOS CULTURAIS e homenageou jovens representantes de diversas expressões culturais, indicados por instituições afins. A premiação aconteceu, ontem, 11 de agosto, durante o seminário “O Recôncavo, a cidade de Cachoeira e a Irmandade da Boa Morte: Referências Históricas Negras”, na Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia – AFPEB.