Afrograffiti

Afrograffiti

Afrograffiti em Salvador Mais informações »

Fim de semana de  graffiti em Salvador

Graffiti em Salvador

Fim de semana de Graffiti em salvador Mais informações »

graffiti na sinduscon

Graffiti na sinduscon

Graffiti na sinduscon Pituba. Mais informações »

oficina de graffiti no ifba

Graffiti no IFBA

Oficina de Graffiti no IFBA Mais informações »

Recongraffiti

Recongrafitti

Recongraffiti, Graffiti no recôncavo Bahiano. Mais informações »

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Sinduscon premia vencedores de concurso de graffite


Para o presidente do SINDUSCON-BA, Carlos Alberto Vieira Lima, o concurso é uma forma de aproximar os empresários da construção civil com a sociedade através da linguagem das ruas.

Uma mulher negra, representando ao mesmo tempo a cidade de Salvador e a mãe-natureza, segurando uma casa verde na palma da mão como se esta fosse a forma de construção que recebe a sua aprovação. Foi com esta representação que o artista plástico e graffiteiro Marcos da Silva Costa venceu o concurso de graffite “Sinduscon-BA no caminho da construção sustentável”, entregue no final da tarde desta sexta-feira (27) no Sesi Rio Vermelho pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia - Sinduscon-BA.

Além de Marcos Costa,também foram premiados Duardo Costa de Oliveira e Hilton Pereira de Oliveira.Os três graffiteiros vão assinar os graffites nos tapumes que cercam a obra da nova sede do Sinduscon-BA. “Pensamos neste concurso como uma forma de aproximarmos empresários da construção civil, por meio do Sinduscon, com a sociedade e não há uma maneira melhor de fazer esta aproximação que utilizando a linguagem das ruas”, comentou o presidente do sindicato, Carlos Alberto Veira Lima.
O resultado, segundo o presidente foi surpreendente. “Foi difícil escolher os três vencedores. Acho que conseguimos selecionar os trabalhos mais traduziram da melhor maneira a mensagem que gostaríamos de passar para os moradores da cidade”, completou Vieira Lima. Para o diretor do Sindiuscon, Marcos Galindo, o concurso vai mostrar a preocupação sustentável que o prédio da nova sede trará através do projeto assinado por Paulo Cunha e Mario Vieira Lima, com o projeto de instalações assinado por Thales de Azevedo Filho.

Fonte: Site da Sinduscon-BA

quarta-feira, 18 de julho de 2012

A todo vapor!


Hoje foi o terceiro dia de CAJAZEIRARTE com crianças e jovens aprendendo um pouco mais sobre a arte do Graffiti. Até sexta-feira a Escola Municipal Cristo Rei é o Q.G da Equipe Spray Cabuloso®, com a realização de diversas atividades. No último dia, haverá uma grande intervenção com a participação dos oficineiros e alunos, além de artistas convidados, moradores da comunidade de Cajazeira. Quem estiver por perto ou de bobeira na sexta, não pode perder!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Cajazeira sedia circuito de Oficina e Intervenções de Arte Urbana


Projeto visa promover a arte, incentivar a cidadania e fortalecimento da identidade dos moradores.

De 16 a 20 de julho, Cajazeira, um dos maiores conjuntos habitacionais da América Latina, será o centro das atividades do Projeto Cultural “CAJAZEIRARTE”, com a realização de oficina e intervenções urbanas que prometem agitar e colorir o as ruas do bairro. Além de um workshop e intervenções de graffiti, o projeto tem como objetivo utilizar a linguagem artística para incentivar a ampliação da visão de mundo de uma juventude exposta a um cotidiano de violências múltiplas. O “CAJAZEIRARTE” também visa promover a arte, incentivar a cidadania e fortalecimento da identidade dos moradores da localidade.

O Workshop será coordenado pelo conceituado Artista Visual, Marcos Costa. Formado pela Escola de Belas Artes da UFBA, além de graffiteiro, Costa também é ilustrador, arte-educador e cenógrafo com cenários premiados na categoria Melhor Cenário nos Festivais Nacionais de Teatro de Varginha (MG/2010), Duque de Caxias (RJ/2010) e Teófilo Otoni, (MG/2012). Atualmente coordena projetos de Intervenções Artísticas no Recôncavo Baiano e é Consultor de Arte do Projeto Promovendo os Direitos de Jovens, desenvolvido pelo Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA-ONU). Os Artistas Visuais Thito Lama, Thiago Nazareth e Philipe Fumax também fazem parte do corpo de facilitadores.

Entre os temas apresentados estão o histórico do Graffiti e seus elementos, desde seu surgimento até os dias atuais, ressaltando principalmente a diferença da pichação. Também serão apresentadas outras técnicas de interferência ambiental como estêncil, sticker, lambe-lambe, estilos de letras, tags, criação de personagens, estudos de cores e os materiais utilizados para a realização de uma intervenção artística. Além das aulas expositivas, os participantes farão exercícios práticos sobre os temas abordados e terão acesso à exibição de imagens, documentários e revistas sobre o tema.

Voltado para jovens com idade entre 13 e 29 anos, a Oficina será realizada no Colégio Municipal Cristo Rei em Fazenda Grande II, sendo disponibilizadas 30 vagas, preenchidas de acordo a com a ordem de recebimento das inscrições. Estas serão gratuitas, assim como todo material utilizado nas atividades. Os interessados deverão enviar um e-mail para o endereço eletrônico cajazeirarte@gmail.com informando o nome completo, RG, data de nascimento e telefone para contato. Aos alunos que tiverem 75% de frequência, será emitido o certificado de participação. Além dos oficineiros e educandos, grafiteiros de Cajazeira serão convidados a participar de uma grande intervenção artística que será realizada no encerramento da oficina.

O processo das atividades será fotografado para produção de um catálogo de fotos. Nele serão apresentadas todas as etapas de realização do projeto, contendo imagens dos processos criativos e os resultados alcançados. Estes catálogos, com tiragem de 800 exemplares, serão distribuídos gratuitamente à rede estadual de ensino do bairro de Cajazeira, que possui 29 unidades de ensino. O Projeto CAJAZEIRARTE foi contemplado pela 1ª Chamada do Edital Calendário das Artes 2012, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado (SECULT/BA) e é uma realização de Spray Cabuloso®.

SERVIÇO
CAJAZEIRARTE - Oficinas e Intervenções de Arte Urbana em Cajazeira
Data: 16 a 20 de julho de 2012
Local: Fazenda Grande II Via Local 2ª Etapa, S/N - Cajazeiras Salvador - BA.
Horário: 09 às 12 h

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Luciana Pereira
(71) 3232-0773/8188-4561
spraycabuloso@gmail.com
loopipereira@hotmail.com