Afrograffiti

Afrograffiti

Afrograffiti em Salvador Mais informações »

Fim de semana de  graffiti em Salvador

Graffiti em Salvador

Fim de semana de Graffiti em salvador Mais informações »

graffiti na sinduscon

Graffiti na sinduscon

Graffiti na sinduscon Pituba. Mais informações »

oficina de graffiti no ifba

Graffiti no IFBA

Oficina de Graffiti no IFBA Mais informações »

Recongraffiti

Recongrafitti

Recongraffiti, Graffiti no recôncavo Bahiano. Mais informações »

sábado, 30 de julho de 2011

INTERVENÇÃO DE GRAFFITI NA CASA DO ARTESÃO EM PORTO SEGURO




Porto Seguro ganha sua 1º Intervenção de graffiti

Porto Seguro, cidade localizada a 700 km de Salvador, é conhecida por seu belo litoral e atrai milhares de visitantes de todas as regiões do mundo durante todo o ano. Além de todas as belezas naturais, mistura arquitetura colonial e cosmopolita, é o berço da civilização brasileira e ainda abriga os habitantes primitivos da terra. No entanto, uma característica chama atenção do visitante mais atento. Enquanto as metrópoles do mundo e as grandes cidades brasileiras se colorem sem preconceitos, Porto Seguro, rica em expressões culturais e artísticas, e com muros e mais muros, não registra nenhum graffiti estampado em suas ruas.

Ou melhor, não registrava. De passagem pelo Extremo Sul, o artista plástico e graffiteiro baiano, Marcos Costa, tratou de imprimir sua marca, traços e cores pela região. Primeiramente em Trancoso, em um equipamento desativado no rio de mesmo nome. E em Porto Seguro, onde pintou um painel duplo no muro da sede da Associação de Artesãos, localizado na Praça da Bandeira. Inspirado na paisagem e modo de vida local, Costa pintou um painel de aproxidamente 3,0 x 2,20 de altura, onde retrata com simplicidade e grande beleza a mãe natureza e os homens em busca de sua subsistência. E como não poderia deixar de ser, o simpático cãozinho Boca Preta, sua marca registrada, parece para dar um toque de modernidade ao painel. Além do painel, os transeuntes também podem admirar a pintura em orelhão da mesma praça.

“Muitas pessoas não entendem que damos um presente ao local com uma intervenção. Damos ao muro, ou qualquer outro suporte, mais uma função. É um documento visual que fala do povo, da época,” explica o artista. Segundo ele, a cidade possui um enorme potencial para o graffiti que pode e deve ser explorado. Em sua rápida passagem por Porto Seguro, o Marcos Costa visitou associações e possíveis parceiros, a fim de realizar intervenções maiores pelas ruas e vielas da cidade, não só para colorir essa bela paisagem, mas também para multiplicar a arte urbana no Extremo Sul da Bahia. Conheça mais trabalhos do artista acessando o seu blog www.spraycabuloso.blogspot.com

SOBRE MARCOS COSTA

Natural de São Félix-BA, Marcos Costa, 28, teve os primeiros contatos com o graffiti em Salvador, cidade onde mora e trabalha e, há mais de uma década atua nessa manifestação artística. Sua versátil pintura é responsável pela produção de murais e Oficinas de Arte em diversas instituições culturais de Salvador. Graduado em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2010, este jovem artista iniciou-se nas artes freqüentando as Oficinas do Museu de Arte moderna da Bahia - MAM. Marcos Costa também faz parte da Cia. de Teatro Abdias do Nascimento, onde projeta e desenvolve cenários. No ano passado, foi premiado no Rio de Janeiro e em Minas Gerais por seu trabalho na cenografia do Espetáculo “Gaiola: o caçador de Solidão” de Duzinho Nery. Além disso, é ilustrador, arte-educador em projetos socioeducativos, participa de exposições e tem realizado projetos bem sucedidos de decoração de interiores, levando o graffiti para residências, empresas e condomínios particulares.

CONTATO

Assessoria de Imprensa

Luciana Pereira

(71) 8188-4561

(73) 9107-9943

spraycabuloso@gmail.com

Marcos Costa

(71) 8828-8061

artes_mc@hotmail.com

7 comentários:

Ellen (A Dama!) disse...

Pronto, de vez em quando visitarei. ;)

Beijo!

Anônimo disse...

Seu trabalho é muito bom. Parabéns!!!

Valdeck Almeida de Jesus
Poeta, Escritor e Jornalista
www.galinhapulando.com

Anônimo disse...

Marcos,

seria inusitado desenvolver sua arte no ovo de avestruz? Tenho cascas intactas que mereceriam um pouco de arte sobre elas.

Marcos Costa disse...

Gostei da ideia!! Entre em contato novamente ou deixe seus contatos para colorirmos os ovos de avestruzzzz!Um grande abraço!! Marcos Costa: artes_mc@hotmail.com

Anônimo disse...

Ótimo trabalho e que este expire muitas crianças. Continue e sucesso!

Anônimo disse...

Parabéns pelo trabalho assistir no mosaico baiano e achei muito interessante!

Anônimo disse...

Marcos que está sendo desenvolvido é muito bom outras pessoas deviam ter estas iniciativas como as suas. Parabéns